10/05/2022 às 08:57:00

Abertura dos Jogos Escolares Municipais

   Contando com a participação do prefeito Vanazzi, nesta segunda-feira, 9 de maio, aconteceu a abertura dos Jogos Escolares Municipais (JEM), na pista de atletismo no campus da Unisinos. O evento é organizado pela Secretaria Municipal de Educação (Smed) em conjunto com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) e com o apoio do Sesc Fecomércio. Os Jogos Escolares Municipais tem como objetivo integrar os jovens aos valores e educação olímpicos, além de classificar equipes para os Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (Jergs). 

"Mesmo que o governo federal tenha congelado os gastos por 20 anos, nós aqui no município vamos continuar investindo pesado na educação física de qualidade, e eu tomo como desafio pra prefeitura para que no ano que vem a gente traga todas as escolas da cidade para JEM e fazermos uma semana de esporte, pois participar ou ver sua escola participar dos jogos escolares é algo único para esses jovens. Fazer um projeto para que os esportes sejam desenvolvidos durante todo o ano e não somente no JEM", falou o prefeito Ary Vanazzi. 
O titular da Smed, Ricardo da Luz, frisou a importância do esporte para a educação, “não existe educação plena e completa sem o esporte e a cultura. Não há educação nas escolas sem educação física, pois ela não é só espaço para correr e conversar, os nossos professores e professoras querem promover a saúde, querem promover a socialização entre os estudantes, o desenvolvimento total de vocês passa pela educação física".
O titular da Semel, Douglas Dalua que falou sobre como o esporte tem a capacidade de mudar a vida das pessoas "É muito bonito ver como o esporte pode mudar a vida das pessoas, no meu caso tive a oportunidade de conhecer o mundo inteiro através do esporte, o esporte me fez o cidadão que eu sou, se hoje eu consegui ser o secretário de esportes e lazer do município que eu nasci e tive o prazer de representar em mais de 40 países quando fui campeão mundial, então eu entendo o sonho de vocês e quanto vocês desejam dar o seu melhor e que fique como exemplo que cada um de vocês tem capacidade para ganhar o mundo".
A assessora esportiva da Smed, Margarete Silva, comentou sobre  o evento, “em 2019 o JEM virou lei e a partir disso nós buscamos formas de cada vez deixar os jogos escolares mais com a nossa cara, com a cara da nossa rede, com a cara dos nossos alunos e professores, pois cada um aqui desempenha um papel gigantesco para que os jogos ocorram da melhor maneira possível. E a partir desse ano os jogos escolares incluirão modalidades de inclusão no PARAJEM, para que possamos dar a experiência de competir para todos os estudantes".
A estudante da Escola Técnica Frederico Guilherme Schmidt, Natiele Schartanovitz, 16 anos, falou, "é uma interação entre as escolas, é uma oportunidade que a gente está tendo para nos envolver mais com os esportes, de conhecer e nos aprofundar neles e de treinar e manter a saúde".
O estudante da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Gusmão Brito, Arthur Jordano, 13 anos, comentou sobre sua participação nos jogos, "é minha primeira vez participando no atletismo, estou gostando muito, tá muito legal e espero conseguir chegar em pelo menos terceiro lugar que é para garantir a medalha".

O estudante da Emef Santa Marta, Caio Machado, 15 anos, falou sobre o sentimento de estar no JEM, "fico muito feliz, já que a gente representa a nossa escola e tem muitas pessoas que não podem vir em lugar assim para praticar esporte e eu estou com a expectativa alta para disputar no atletismo".  
A gerente do Sesc São Leopoldo, Andréa Guedes, destacou,"eu como formada em educação física, sei bem da importância da nossa atividade e o quanto nós fazemos a diferença na vida dos nosso jovens e fico feliz pela Unisinos ser nossa parceira mais uma vez para oferecer o melhor que podemos para a nossa amada São Leopoldo".
O Coordenador do curso de Educação Física da Unisinos, Ednaldo da Silva, comentou sobre a relação entre cultura e esporte. "Não é possível ter esporte sem cultura, sem educação e sem o apoio da cidade e a Unisinos está aqui para colaborar com isso e o JEM é um dos símbolos disso, é uma grande festa onde os estudantes podem se divertir e competir de maneira amistosa e com segurança".

Participaram da abertura as escolas: Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF), Professor Emílio Becker; Emef Prof. Dilza Flores; Emef Prof. Maria Gusmão Brito; Emef Jorge Germano Sperb; Emef Santa Marta; Emef Prof. Otilia Rieth; Emef Arthur Ostermann; Emef Maria Edila; Emef Paul Harris; Emef João Goulart; Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM), Cristo Rei; Emef Senador Salgado Filho; Emef Padre Orestes; Emef Francisco Cândido Xavier; EEEM Emilio Sander; EEEM Caic Madezzati; Emef Paulo Becker; Emef Prof. João Von Hohendorf; Emef José Grinberg; EEEM Vila Lobos; EEEF Prof. Ilha Moreira; Emef Zaira Hauschild; Emef Barão do Rio Branco; EEEF Augusto Meyer; Emef Emílio Meyer e Escola Técnica Estadual Frederico Guilherme Schmidt.
 
Foto e Texto: Miguel Thurler - estagiário de jornalismo/Smed |Jornalista responsável: [Romeu Finato. Mtb 12.042 |Scom/PMSL

› Compartilhe este Post
Leia Também

19/04/2024 às 15:26:00

Pedal Seguro acontece neste sábado, 20

Adeptos de atividades ao ar livre já têm compromisso para esta sábado, dia 20 de abril. O Núcleo de Corretoras de Seguros d...

CONTINUE LENDO

11/04/2024 às 10:17:00

5ª Edição do GCM Run traz novos percursos e modalidades em comemoração aos 32 anos da GCM

A Guarda Civil Municipal (GCM) de São Leopoldo está se preparando para realizar a 5ª edição do GCM Run, que acontecer...

CONTINUE LENDO

10/04/2024 às 14:24:00

Iniciada a reforma do ginásio esportivo do Parque do Trabalhador

No começo do mês de abril, o prefeito Ary Vanazzi, assinou a ordem de início para a reforma do ginásio esportivo localizado...

CONTINUE LENDO

Foto: URGE Criativa

31/03/2024 às 16:31:00

Paraguaio confirma bom desempenho e leva o título do São Léo Open 2024

Daniel Vallejo superou francês na decisão durante este domingo no São Leopoldo Tênis Clube O São Léo Open e...

CONTINUE LENDO

Foto: SLTC – Bruno Colombo -  Divulgação

23/03/2024 às 11:55:00

Atração no São Léo Open, Thiago Monteiro confia em apoio da torcida

Atleta jogará pela primeira vez em São Leopoldo e busca bom desempenho para somar pontos e seguir firme na temporada Atual núm...

CONTINUE LENDO

Receba Novidades


teste
Top