19/05/2022 às 11:18:00

Centro do Idoso recebe ação educativa sobre Dia Mundial da Hipertensão

Informação e prevenção caminham de mão dadas no que se refere à saúde. Para colocar isso em prática, na manhã desta terça-feira, dia 17, a equipe de Nutrição da Secretaria da Saúde montou uma apresentação na sala de espera do Centro do Idoso. Enquanto aguardavam a triagem para atendimento, pacientes e acompanhantes tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre a importância da boa alimentação na qualidade de vida. 
A nutricionista Andressa Pinheiro usou como inspiração o Dia Mundial da Hipertensão, celebrado hoje. “O sal é um dos principais responsáveis pela pressão alta por reter líquido e exigir mais do coração. Os produtos industrializados contém uma grande quantidade de sódio, principalmente em temperos prontos”, alertou diante de um público atento. Junto com a residente em nutrição Vitória Allievi e da estagiária Julie Lencina, Andressa sugeriu a substituição do produto por temperos naturais como: orégano, alecrim e manjericão.
Terezinha Camejo, 51 anos, ainda não tem idade para ser atendida no Centro do Idoso, mas foi levar a sogra Naida Camejo, de 91 anos, para consulta. Ela aproveitou a ida para aprender mais sobre alimentação. “Não esperava por essa aula, foi uma grata surpresa. A gente sempre pode aprender alguma técnica nova”, ressaltou. A iniciativa foi acompanhada pela técnica de enfermagem Flávia Pereira, que verificava pressão arterial, peso e altura dos participantes. Os dados ficam registrados no E-Sus e servem para a elaboração de relatórios. “Esses dados são importantes para o acompanhamento da situação nutricional da população e para o aprimoramento do nosso trabalho”, explicou Andressa.
No final da apresentação, as nutricionistas entregaram panfletos educativos e uma porção de sal de ervas elaborado pela própria nutricionista Andressa, misturando 40 gramas de sal com idêntica quantidade de alecrim, orégano, manjericão e manjerona.
O novo diretor do Centro do Idoso, Jari da Rocha, acredita na informação como instrumento de prevenção. “Vamos desenvolver com a comunidade uma cultura de orientação permanente. Enquanto o paciente e o familiar aguardam, eles aprendem algo novo. Nossa ideia é falar sobre temas variados de forma simples e rápida. Nutrição, câncer de mama, próstata, por exemplo. Quanto mais conhecimento, melhor”, destacou.

Sobre o Centro do Idoso

Inaugurado em março, o Centro do Idoso atende pessoas com mais de 60 anos na avenida Theodomiro Porto da Fonseca, em frente ao Hospital Centenário . O local oferece serviços de: acolhimento, atendimento médico, de enfermagem, odontológico, dispensação de preservativos, exame preventivo (câncer de colo de útero e de mama), atividade educativa e orientação em grupo, imunizações (adultos), procedimentos de enfermagem, testes rápidos (HIV, Sífilis, Hepatite B, Hepatite C), coleta de exames para tuberculose, acompanhamento de usuários de programas sociais, atendimento domiciliar e pequenos procedimentos.

Texto e foto: Jornalista: Romeu Finato - MTb 12.042| Scom/PMSL

 

› Compartilhe este Post
Leia Também

29/06/2022 às 09:00:00

Trilha Urbana tem cronograma definido

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semmam) tem agendada mais três edições do projeto Trilha Urbana. Visa a retomada das din&...

CONTINUE LENDO

08/06/2022 às 10:39:00

Equipe leopoldense participará da 2° etapa do Campeonato Gaúcho de Canoagem

A  Associação Leopoldense de Ecologia e Canoagem (Aleca) participará da 2° etapa do Campeonato Gaúcho de Canoagem...

CONTINUE LENDO

07/06/2022 às 15:06:00

Prefeito Vanazzi anuncia Geison Freitas como novo diretor-geral do Semae

Na primeira reunião do secretariado realizada após a partida do vice-prefeito Ary Moura, na manhã desta terça-feira, 7 de ...

CONTINUE LENDO

06/06/2022 às 15:34:00

Aimoré contrata 2 reforços

   Após empatar em zero a zero com o Juventus de Jaraguá do Sul, o que manteve o Aimoré na quarta colocaçã...

CONTINUE LENDO

Tubarão MC40 #5 já no box montado no Velopark, em Nova Santa Rita

02/06/2022 às 15:11:00

ACBA encara segunda etapa do Campeonato Gaúcho de Super Turismo

Pilotos Tiel de Andrade e Franco Pasquale integram projeto financiado pelo Pró-Esporte RS e buscam retomada na corrida deste sábado (4),...

CONTINUE LENDO

Receba Novidades


teste
teste
Top