19/05/2022 às 11:18:00

Centro do Idoso recebe ação educativa sobre Dia Mundial da Hipertensão

Informação e prevenção caminham de mão dadas no que se refere à saúde. Para colocar isso em prática, na manhã desta terça-feira, dia 17, a equipe de Nutrição da Secretaria da Saúde montou uma apresentação na sala de espera do Centro do Idoso. Enquanto aguardavam a triagem para atendimento, pacientes e acompanhantes tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre a importância da boa alimentação na qualidade de vida. 
A nutricionista Andressa Pinheiro usou como inspiração o Dia Mundial da Hipertensão, celebrado hoje. “O sal é um dos principais responsáveis pela pressão alta por reter líquido e exigir mais do coração. Os produtos industrializados contém uma grande quantidade de sódio, principalmente em temperos prontos”, alertou diante de um público atento. Junto com a residente em nutrição Vitória Allievi e da estagiária Julie Lencina, Andressa sugeriu a substituição do produto por temperos naturais como: orégano, alecrim e manjericão.
Terezinha Camejo, 51 anos, ainda não tem idade para ser atendida no Centro do Idoso, mas foi levar a sogra Naida Camejo, de 91 anos, para consulta. Ela aproveitou a ida para aprender mais sobre alimentação. “Não esperava por essa aula, foi uma grata surpresa. A gente sempre pode aprender alguma técnica nova”, ressaltou. A iniciativa foi acompanhada pela técnica de enfermagem Flávia Pereira, que verificava pressão arterial, peso e altura dos participantes. Os dados ficam registrados no E-Sus e servem para a elaboração de relatórios. “Esses dados são importantes para o acompanhamento da situação nutricional da população e para o aprimoramento do nosso trabalho”, explicou Andressa.
No final da apresentação, as nutricionistas entregaram panfletos educativos e uma porção de sal de ervas elaborado pela própria nutricionista Andressa, misturando 40 gramas de sal com idêntica quantidade de alecrim, orégano, manjericão e manjerona.
O novo diretor do Centro do Idoso, Jari da Rocha, acredita na informação como instrumento de prevenção. “Vamos desenvolver com a comunidade uma cultura de orientação permanente. Enquanto o paciente e o familiar aguardam, eles aprendem algo novo. Nossa ideia é falar sobre temas variados de forma simples e rápida. Nutrição, câncer de mama, próstata, por exemplo. Quanto mais conhecimento, melhor”, destacou.

Sobre o Centro do Idoso

Inaugurado em março, o Centro do Idoso atende pessoas com mais de 60 anos na avenida Theodomiro Porto da Fonseca, em frente ao Hospital Centenário . O local oferece serviços de: acolhimento, atendimento médico, de enfermagem, odontológico, dispensação de preservativos, exame preventivo (câncer de colo de útero e de mama), atividade educativa e orientação em grupo, imunizações (adultos), procedimentos de enfermagem, testes rápidos (HIV, Sífilis, Hepatite B, Hepatite C), coleta de exames para tuberculose, acompanhamento de usuários de programas sociais, atendimento domiciliar e pequenos procedimentos.

Texto e foto: Jornalista: Romeu Finato - MTb 12.042| Scom/PMSL

 

› Compartilhe este Post
Leia Também

19/04/2024 às 15:26:00

Pedal Seguro acontece neste sábado, 20

Adeptos de atividades ao ar livre já têm compromisso para esta sábado, dia 20 de abril. O Núcleo de Corretoras de Seguros d...

CONTINUE LENDO

11/04/2024 às 10:17:00

5ª Edição do GCM Run traz novos percursos e modalidades em comemoração aos 32 anos da GCM

A Guarda Civil Municipal (GCM) de São Leopoldo está se preparando para realizar a 5ª edição do GCM Run, que acontecer...

CONTINUE LENDO

10/04/2024 às 14:24:00

Iniciada a reforma do ginásio esportivo do Parque do Trabalhador

No começo do mês de abril, o prefeito Ary Vanazzi, assinou a ordem de início para a reforma do ginásio esportivo localizado...

CONTINUE LENDO

Foto: URGE Criativa

31/03/2024 às 16:31:00

Paraguaio confirma bom desempenho e leva o título do São Léo Open 2024

Daniel Vallejo superou francês na decisão durante este domingo no São Leopoldo Tênis Clube O São Léo Open e...

CONTINUE LENDO

Foto: SLTC – Bruno Colombo -  Divulgação

23/03/2024 às 11:55:00

Atração no São Léo Open, Thiago Monteiro confia em apoio da torcida

Atleta jogará pela primeira vez em São Leopoldo e busca bom desempenho para somar pontos e seguir firme na temporada Atual núm...

CONTINUE LENDO

Receba Novidades


teste
Top