Informação e prevenção caminham de mão dadas no que se refere à saúde. Para colocar isso em prática, na manhã desta terça-feira, dia 17, a equipe de Nutrição da Secretaria da Saúde montou uma apresentação na sala de espera do Centro do Idoso. Enquanto aguardavam a triagem para atendimento, pacientes e acompanhantes tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre a importância da boa alimentação na qualidade de vida.
A nutricionista Andressa Pinheiro usou como inspiração o Dia Mundial da Hipertensão, celebrado hoje. “O sal é um dos principais responsáveis pela pressão alta por reter líquido e exigir mais do coração. Os produtos industrializados contém uma grande quantidade de sódio, principalmente em temperos prontos”, alertou diante de um público atento. Junto com a residente em nutrição Vitória Allievi e da estagiária Julie Lencina, Andressa sugeriu a substituição do produto por temperos naturais como: orégano, alecrim e manjericão.
Terezinha Camejo, 51 anos, ainda não tem idade para ser atendida no Centro do Idoso, mas foi levar a sogra Naida Camejo, de 91 anos, para consulta. Ela aproveitou a ida para aprender mais sobre alimentação. “Não esperava por essa aula, foi uma grata surpresa. A gente sempre pode aprender alguma técnica nova”, ressaltou. A iniciativa foi acompanhada pela técnica de enfermagem Flávia Pereira, que verificava pressão arterial, peso e altura dos participantes. Os dados ficam registrados no E-Sus e servem para a elaboração de relatórios. “Esses dados são importantes para o acompanhamento da situação nutricional da população e para o aprimoramento do nosso trabalho”, explicou Andressa.
No final da apresentação, as nutricionistas entregaram panfletos educativos e uma porção de sal de ervas elaborado pela própria nutricionista Andressa, misturando 40 gramas de sal com idêntica quantidade de alecrim, orégano, manjericão e manjerona.
O novo diretor do Centro do Idoso, Jari da Rocha, acredita na informação como instrumento de prevenção. “Vamos desenvolver com a comunidade uma cultura de orientação permanente. Enquanto o paciente e o familiar aguardam, eles aprendem algo novo. Nossa ideia é falar sobre temas variados de forma simples e rápida. Nutrição, câncer de mama, próstata, por exemplo. Quanto mais conhecimento, melhor”, destacou.
Sobre o Centro do Idoso
Inaugurado em março, o Centro do Idoso atende pessoas com mais de 60 anos na avenida Theodomiro Porto da Fonseca, em frente ao Hospital Centenário . O local oferece serviços de: acolhimento, atendimento médico, de enfermagem, odontológico, dispensação de preservativos, exame preventivo (câncer de colo de útero e de mama), atividade educativa e orientação em grupo, imunizações (adultos), procedimentos de enfermagem, testes rápidos (HIV, Sífilis, Hepatite B, Hepatite C), coleta de exames para tuberculose, acompanhamento de usuários de programas sociais, atendimento domiciliar e pequenos procedimentos.
Texto e foto: Jornalista: Romeu Finato - MTb 12.042| Scom/PMSL
A nova modalidade do São Léo Moving terá sua primeira edição neste final de semana. A largada do trajeto com bikes ...
Salesio Nuhs, CEO Global da Taurus, recebeu Dunga para tratar de assuntos relacionados às iniciativas da Seleção do Bem, ON...
Após o sucesso dos treinos coletivos de corrida, com mais de 600 inscrições na última edição, o São L...
Na tarde desta segunda-feira, 7 de abril, o Clube Esportivo Aimoré realizou sua reapresentação oficial para a temporada 2025, no ...
O 2º Torneio de Xadrez do Imigrante reuniu 33 participantes de diversas regiões do estado em São Leopoldo. O evento foi realizado p...