24/05/2022 às 16:58:00

Gestores culturais de São Leopoldo conhecem Museus Ferroviários de Canelones

A diretora do Museu do Trem, Alice Bemvenuti e o diretor de Patrimônio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), Joel Santana integraram a comitiva que participou do intercâmbio cultural em Canelones, no Uruguai. No sábado, 21 de maio, a dupla participou de duas visitas técnicas. Uma ocorreu no Museo Ferroviario Don Eduardo Hernandez Peña, na cidade de Empalme Olmos. A segunda parte da visita foi no Museo del Ferrocarril, na cidade de Montevidéu. A condução da visita ficou por conta da responsável pela Rede de Museus de Canelones, Gabriela Fernandez. 

Alice contou que a visita técnica incluiu conhecer a exposição do Museu, que inclui objetos, mapas, fotografias, documentos e livros, nominata dos ferroviários que foram para a 1ª e 2ª Guerra Mundial, sistema de comunicação e de segurança, sinalização e miniaturas de locomotivas. “Em ambos museus as peças encontram-se muito bem preservadas, incluindo uma maquete de ferromodelismo com todas miniaturas funcionando”, recordou. 

Ainda segundo Bemvenuti, a visita estreitou laços entre as instituições a partir da compreensão das características singulares que as tipologias de museus ferroviários possuem por abrangem o patrimônio industrial. “Eles ficaram surpreendidos com o fato de uma mulher ser gestora de um museu ferroviário. Isso se deve ao fato de ser um ambiente predominantemente formado por homens. Outra característica que chamou atenção foi o fato do nosso museu possuir um grande acervo documental, diferente dos de lá que se propõem mais para a apresentação de peças e instrumentos”, apontou. 

Em Montevidéu, a recepção ficou a cargo do Conselho Diretivo do espaço com o presidente Tabaré Bordach; o secretário, Juan Battaglino, Secretário, e o membro da diretoria, Carlos Cópoola. O percurso no bairro Peñarol iniciou no Museo del Ferrocarril e a jornada depois seguiu onde ficam localizadas as residências dos ingleses, que foram os investidores da ferrovia no Uruguai no período entre 1869 até 1914. Ainda no percurso, os integrantes da comitiva conheceram um centro cultural chamado Centro Artesano que originariamente foi construído pela ferrovia com um teatro aberto à comunidade. 

O roteiro foi finalizado em uma rotunda que abriga a garagem de locomotivas com sistema giratório, com vários carros antigos e locomotivas, algumas máquinas recuperadas e carros restaurados pelos membros do Círculo de Estudos Ferroviários.

 

Espaços visitados

Museo Ferroviario Don Eduardo Hernandez Peña, na cidade de Empalme Olmos com gestão público-privada, que agrega o Departamento de Canelones e a Prefeitura de Empalme Olmos. O responsável pelo acervo é o ferroviário José Luis Hernandez. O local apresenta a exposição dentro de um vagão, onde encontram-se objetos da ferrovia, como telégrafo, sistemas de segurança, móveis, uniformes, ferramentas diversas, bilhetes de passagens, e os carimbadores, além de uma maquete do trecho da linha que ligava a Estação de Empalme Olmos, Ign. V Sudriers.

O museu situa-se em um pátio ferroviário que ainda está em funcionamento, sendo que se encontram vagões antigos e locomotivas antigas e em desuso, que são propriedade da Red Ferroviaria Ativa. O complexo inclui armazéns, sendo um transformado em um ginásio municipal com atividades desportivas, uma vila com as residências dos ferroviários e um clube ativo, que ocupou uma oficina de locomotiva e que hoje tem um teatro para a comunidade.

Fotos: Divulgação |Jornalista: Rodrigo Machado - MTb 14.433 |Scom/PMSL

› Compartilhe este Post
Leia Também

27/04/2024 às 09:14:00

Prefeito Vanazzi acompanha obra de reforma do Ginásio Esportivo do Parque do Trabalhador

Nesta sexta-feira, 26 de abril, o prefeito, Ary Vanazzi, e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológi...

CONTINUE LENDO

19/04/2024 às 15:26:00

Pedal Seguro acontece neste sábado, 20

Adeptos de atividades ao ar livre já têm compromisso para esta sábado, dia 20 de abril. O Núcleo de Corretoras de Seguros d...

CONTINUE LENDO

11/04/2024 às 10:17:00

5ª Edição do GCM Run traz novos percursos e modalidades em comemoração aos 32 anos da GCM

A Guarda Civil Municipal (GCM) de São Leopoldo está se preparando para realizar a 5ª edição do GCM Run, que acontecer...

CONTINUE LENDO

10/04/2024 às 14:24:00

Iniciada a reforma do ginásio esportivo do Parque do Trabalhador

No começo do mês de abril, o prefeito Ary Vanazzi, assinou a ordem de início para a reforma do ginásio esportivo localizado...

CONTINUE LENDO

Foto: URGE Criativa

31/03/2024 às 16:31:00

Paraguaio confirma bom desempenho e leva o título do São Léo Open 2024

Daniel Vallejo superou francês na decisão durante este domingo no São Leopoldo Tênis Clube O São Léo Open e...

CONTINUE LENDO

Receba Novidades


teste
Top