03/03/2022 às 17:29:00

Nova governança do Tecnosinos é oficializada

Silvio Bittencourt, Felipe Feldmann, Padre Sérgio, Ary Vanazzi e Oldemar Brahm

Silvio Bittencourt, Felipe Feldmann, Padre Sérgio, Ary Vanazzi e Oldemar Brahm

Nesta quinta-feira (03) aconteceu a primeira reunião do novo conselho de gestão do Parque Tecnológico de São Leopoldo. A governança é compartilhada pela tríplice hélice formada pela Unisinos, Prefeitura de São Leopoldo, Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Tecnologia de São Leopoldo (ACIST-SL) e pela Associação das Empresas do Polo de Informática de São Leopoldo.
O diretor da Unidade de Inovação e Tecnologia (Unitec) da Unisinos, Silvio Bittencourt, será o novo gestor executivo do Tecnosinos. Na oportunidade, ele ressaltou a importância de pensar o período pós pandemia do novo coronavírus (Covid-19). “Como o conhecimento que se produz na universidade e no Tecnosinos vai transbordar para a sociedade”, questionou, apontando que as frentes de trabalho atuam para auxiliar nos projetos das empresas, mas também para facilitar os acessos à universidade, trabalhando em conjunto com a cidade.O presidente da ACIST-SL, Felipe Feldmann, ressaltou a importância de uma maior integração das empresas do município com os produtos desenvolvidos no Parque. Ele sugeriu a criação de um projeto para que as empresas locais conhecessem os produtos, serviços e também as pesquisas desenvolvidas no Tecnosinos, para que se tornem consumidoras, comprando o que é ofertado aqui. “Eu fiquei impressionado com a visita que fizemos há pouco tempo. Percebemos a qualidade e a quantidade de oportunidades de negócios que podem ser gerados entre nós”, comentou. A mesma opinião tem Daniel Klafke, vice-presidente de Tecnologia da ACIST-SL. “Podemos pensar em rodadas de conhecimento por segmentos de atividade”, pontuou. Ele destacou que a integração dos cinco Institutos de Inovação (ITTs), das empresas do Parque e das startups com o setor produtivo local faz todo o sentido.
Oldemar Brahm, presidente da Associação das Empresas do Polo de Informática, ressaltou que o Programa 3.000 Talentos TI realizado pelo município em parceria com o SENAC é um dos projetos mais importantes que São Leopoldo está desenvolvendo. “Os alunos terão à sua frente muitas oportunidades não somente para as empresas locais, mas para o mundo.

O reitor da Unisinos, Pe. Sérgio Mariucci, ressaltou a importância do Tecnosinos e a relação com a universidade. “Cada vez mais entendemos o quão necessário é trabalharmos em sinergia, pois o Parque é parte da cidade. Somos uma instituição global de pesquisa que precisa fazer sentido para os jovens da região. Queremos que a nossa gestão funcione de maneira concentrada e sistemática, para que alcance nossos estudantes e os jovens de São Leopoldo”.

O prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, apresentou um esboço do plano para a instalação de uma operação urbana consorciada na área do horto florestal padre Balduíno Rambo, que faz parte de um acordo com o governo estadual, assinado na última semana. Após entendimento comum entre os membros do conselho, a Governança do Tecnosinos vai apresentar no Grupo de Trabalho o projeto para a ampliação do Tecnosinos.

Planejamento Estratégico - Uma das decisões encaminhadas pelo novo Conselho de Gestão foi o encaminhamento do processo de Planejamento Estratégico para 2022, que lança um olhar para o futuro do parque, incluindo sua ampliação. Serão realizados novos encontros para a definição dos norteadores e dos planos de ação.
Também participaram da reunião o vice-reitor da Unisinos, Prof. Dr. Artur Eugênio Jacobus, os secretários Juliano Maciel (SEDETTEC) e Nelson Spolaor (Gestão e Governo), o secretário adjunto da SEDETTEC, Mario Rosito, o assessor técnico da prefeitura de São Leopoldo, Nelsinho Metalúrgico e equipe de colaboradores da Unitec.

 

 

› Compartilhe este Post
Leia Também

29/06/2022 às 09:00:00

Trilha Urbana tem cronograma definido

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semmam) tem agendada mais três edições do projeto Trilha Urbana. Visa a retomada das din&...

CONTINUE LENDO

08/06/2022 às 10:39:00

Equipe leopoldense participará da 2° etapa do Campeonato Gaúcho de Canoagem

A  Associação Leopoldense de Ecologia e Canoagem (Aleca) participará da 2° etapa do Campeonato Gaúcho de Canoagem...

CONTINUE LENDO

07/06/2022 às 15:06:00

Prefeito Vanazzi anuncia Geison Freitas como novo diretor-geral do Semae

Na primeira reunião do secretariado realizada após a partida do vice-prefeito Ary Moura, na manhã desta terça-feira, 7 de ...

CONTINUE LENDO

06/06/2022 às 15:34:00

Aimoré contrata 2 reforços

   Após empatar em zero a zero com o Juventus de Jaraguá do Sul, o que manteve o Aimoré na quarta colocaçã...

CONTINUE LENDO

Tubarão MC40 #5 já no box montado no Velopark, em Nova Santa Rita

02/06/2022 às 15:11:00

ACBA encara segunda etapa do Campeonato Gaúcho de Super Turismo

Pilotos Tiel de Andrade e Franco Pasquale integram projeto financiado pelo Pró-Esporte RS e buscam retomada na corrida deste sábado (4),...

CONTINUE LENDO

Receba Novidades


teste
teste
Top