08/10/2021 às 08:58:00

Prefeitura e CicloSinos debatem sobre a ampliação de espaços para uso da bicicleta

Na quarta-feira, 05 de outubro, os secretários Geral de Governo, Nelson Spolaor e de Mobilidade e Serviços Urbanos, Sandro Della Mea Lima, receberam no Centro Administrativo, os representantes da CicloSinos, uma associação privada, criada por ciclistas leopoldenses com foco no incentivo, qualificação dos espaços para utilização da bicicleta dentro do sistema viário existente. O objetivo do encontro foi, a partir da vivência dos ciclistas, unir usuários e poder público para planejar a ampliação dos espaços de ciclovia e ciclofaixa, garantindo a melhoria das condições do uso da bicicleta no dia a dia da cidade, seja como esporte e lazer, ou mesmo, como meio de transporte.

De acordo com o titular da Semurb, Sandro Lima, a iniciativa do diálogo e da construção coletiva fazem parte das orientações do governo. “Essa oportunidade de melhorar os espaços como ciclovias e ciclofaixas de São Leopoldo, tendo o olhar crítico dos próprios ciclistas para nós é extraordinário. Temos o plano de mobilidade e queremos atualizá-lo. Estamos com melhorias na ciclovia da avenida Imperatriz e outras intervenções já em andamento pela cidade, inclusive fica o convite para o grupo acompanhar e sugerir ações de sinalização e definições de trajetos com a nossa equipe da Semurb, na próxima semana”, afirmou.

O secretário titular da SGG, lembrou que o avanço do uso da bicicleta dialoga com a cidade sustentável. “Evidente que muita gente também passou a usar a bicicleta no dia a dia pelo aumento da gasolina e do custo de vida em geral, mas muito nos alegra esse processo construtivo que estamos estabelecendo aqui, visando qualificar os espaços de uso exclusivo para bicicletas, bem como pensar nessa integração da bicicleta com a cidade como um todo, seja como meio de transporte para o lazer, o esporte ou mesmo para os nossos trabalhadores em seu deslocamento”, destacou Spolaor.

O presidente da Associação CicloSinos, André Marka, confirmou o entusiasmo no processo de construção e diálogo. “A nossa entidade surgiu justamente de uma conversa com o prefeito Vanazzi, quando apresentamos a ele um conjunto de ideias para a cidade. Fomos os primeiros a apresentar projetos de ciclovias para a cidade sem alterar o existente e criando novos modais cicloviários, a partir das nossas experiências de lugares onde isso deu certo. Nosso grupo está muito feliz com o avanço e na perspectiva de qualificar ainda mais a nossa cidade. Essa reunião de hoje é um marco temporal, esse olhar do ciclista como um ente pertencente na construção da cidade é muito bacana e temos muito a construir juntos com essa parceria” enfatizou Marka.
Também participaram do encontro os representantes da CicloSinos, Clóvis Comerlato, Fábio Lopes, Guilherme Lima, Douglas Pereira, Cesar Gris e Luis Araujo e o chefe de planejamento de trânsito da Semurb, Dirceu Meinke.

Na próxima semana, o grupo vai acompanhar uma vistoria pelos principais pontos apontando alternativas na sinalização e melhoria dos espaços para os ciclistas.

Texto e Fotos: Jornalista Valentin Thomaz MTb 19048 |Scom/PMSL

 

› Compartilhe este Post
Leia Também

19/04/2024 às 15:26:00

Pedal Seguro acontece neste sábado, 20

Adeptos de atividades ao ar livre já têm compromisso para esta sábado, dia 20 de abril. O Núcleo de Corretoras de Seguros d...

CONTINUE LENDO

11/04/2024 às 10:17:00

5ª Edição do GCM Run traz novos percursos e modalidades em comemoração aos 32 anos da GCM

A Guarda Civil Municipal (GCM) de São Leopoldo está se preparando para realizar a 5ª edição do GCM Run, que acontecer...

CONTINUE LENDO

10/04/2024 às 14:24:00

Iniciada a reforma do ginásio esportivo do Parque do Trabalhador

No começo do mês de abril, o prefeito Ary Vanazzi, assinou a ordem de início para a reforma do ginásio esportivo localizado...

CONTINUE LENDO

Foto: URGE Criativa

31/03/2024 às 16:31:00

Paraguaio confirma bom desempenho e leva o título do São Léo Open 2024

Daniel Vallejo superou francês na decisão durante este domingo no São Leopoldo Tênis Clube O São Léo Open e...

CONTINUE LENDO

Foto: SLTC – Bruno Colombo -  Divulgação

23/03/2024 às 11:55:00

Atração no São Léo Open, Thiago Monteiro confia em apoio da torcida

Atleta jogará pela primeira vez em São Leopoldo e busca bom desempenho para somar pontos e seguir firme na temporada Atual núm...

CONTINUE LENDO

Receba Novidades


teste
Top