As turmas de câmbio e pilates do projeto Vida e Movimento tiveram uma integração na manhã desta sexta-feira, 6 de maio, no Centro de Eventos. A secretária municipal de Direitos Humanos de São Leopoldo, Nadir Maria de Jesus, e a diretora-geral do Centro de Eventos, Edite Lisboa, a Cigana, fizeram a saudação aos participantes. As atividades presenciais foram retomadas depois da suspensão devido à fase mais severa da pandemia de Covid-19.
O projeto é desenvolvido pela Prefeitura por intermédio da Secretaria de Direitos Humanos (SEDHU). Para a modalidade de câmbio há parceria com o Centro de Eventos e a Secretaria de Esporte e Lazer (Semel), já para o pilates há parceria com o Centro de Eventos.
Nadir Jesus deu as boas-vindas e se apresentou para os participantes. “Muito importante incentivarmos as atividades físicas no retorno dos encontros presenciais, é uma forma de preservação da vida. A média de vida da população aumentou e é importante promovermos políticas públicas para a qualidade de vida, especialmente dos idosos”, destacou.
Edite Lisboa ressaltou a importância dos idosos saírem de casa e se exercitarem para evitar doenças como a depressão. “Estamos muito felizes com esta parceria, pois vemos a importância de atender esta população”, disse. Cigana também falou sobre o projeto do Centro de Eventos, de futsal, voltado para as crianças.
De acordo com o professor Fabrício Barbosa Bauermann, as atividades do câmbio são realizadas três dias da semana, com aulas que se dividem no Centro de Eventos e no Ginásio Celso Morbach. Já as aulas de pilates ocorrem de segunda a sexta-feira, no Centro de Eventos. Ao todo, cerca de 200 pessoas são atendidas.
As inscrições estão abertas. O contato deve ser feito com a SEDHU pelo telefone 2200-0265. Os documentos exigidos são o comprovante de vacinação, com o esquema vacinal completo, atestado médico, mais o documento que deve ser preenchido.
A diretora de Políticas de Direitos Humanos, Janaína Souto, e a chefe de Gabinete, Basilia Cantanhede acompanharam a visita no Centro de Eventos. A secretária Nadir participou de uma partida de câmbio com os idosos e a equipe envolvida no projeto.
Os participantes destacam os benefícios da iniciativa. Para Adair Schwambach, é excelente para a movimentação pessoal e participação no grupo. Com 72 anos, há cerca de seis anos ele faz parte do câmbio. Magali Bauer está gostando da experiência. No começo ela conta que se sentia mal porque não sabia jogar. Agora ela diz que já está aprendendo e está entrando no ritmo para participar de torneios. “É muito bom, a gente faz amizades e se distrai”, afirma.
Clair Farias da Silva procurou o projeto por indicação de uma amiga. Ela conta que os médicos sempre orientavam para que fizesse atividades, mas acabava não procurando por serem caras.
“Estou muito feliz de saber que tem o projeto no Centro de Eventos, próximo de casa. Preciso de atividade para reforço físico, para a saúde, e estou conhecendo o grupo. Tomara que continue sempre pois faz bem”, afirmou.
“As atividades fazem muito bem para a saúde, para quem tem problema nos braços e pernas, isso ajuda bastante”, ressaltou Eunice Leme, 64 anos. “As atividades levantam a autoestima, a gente se mexe bastante. As amizades também são muito boas”, complementou Nermi Nunes, 65 anos.
Serviço
Projeto Vida e Movimento
Câmbio e pilates para pessoas com idade a partir de 60 anos
Inscrições abertas: entrar em contato pelo telefone 2200-0265
Documentos exigidos: comprovante de vacinação, com o esquema vacinal completo e atestado médico.
Texto e foto: Vanessa Bueno - jornalista MTb.11.299 | Scom PMSL
A nova modalidade do São Léo Moving terá sua primeira edição neste final de semana. A largada do trajeto com bikes ...
Salesio Nuhs, CEO Global da Taurus, recebeu Dunga para tratar de assuntos relacionados às iniciativas da Seleção do Bem, ON...
Após o sucesso dos treinos coletivos de corrida, com mais de 600 inscrições na última edição, o São L...
Na tarde desta segunda-feira, 7 de abril, o Clube Esportivo Aimoré realizou sua reapresentação oficial para a temporada 2025, no ...
O 2º Torneio de Xadrez do Imigrante reuniu 33 participantes de diversas regiões do estado em São Leopoldo. O evento foi realizado p...