Foto: Pedro H. Tesch
O Estádio Cristo Rei foi o palco do início da Taça das Favelas Rio Grande do Sul edição 2025, realizada neste sábado, 15 de março. Dez equipes leopoldenses entraram em campo na disputa pelo título da fase municipal e por uma vaga na etapa regional deste que é o maior campeonato de favelas do mundo.
A solenidade de abertura contou com a presença de diversas autoridades, reafirmando o compromisso da cidade com o esporte e a inclusão social. O Delegado Antônio Padilha, Secretário-Executivo do Programa RS Seguro, deu o pontapé inicial no futebol masculino e deixou uma mensagem de incentivo aos jovens atletas: "Cada um de vocês pode ser o que quiser".
No futebol feminino, coube ao prefeito Heliomar Franco dar o primeiro toque na bola. Em seu discurso, destacou a importância do esporte na vida dos jovens e no desenvolvimento da cidade: "Esporte é vida. Nosso município tem um olhar especial para este tema, principalmente para estes jovens que hoje estão, em sua maioria, vivendo o início de um sonho aqui no Estádio Cristo Rei".
O Secretário de Esporte e Lazer do município, Everton Vanoni, comemorou o fortalecimento da pasta e o impacto positivo da competição para a comunidade: "Queremos ser referência no esporte e, para isso, temos grandes metas e objetivos dentro da gestão. Em pouco tempo, já realizamos grandes ações, como intermediar a vinda deste grande evento para dentro de São Leopoldo".
Representando o Legislativo, o vereador Marcelo Pitol, ex-atleta profissional, ressaltou a importância do envolvimento do Poder Público com a comunidade esportiva: "Muitos destes jovens veem no esporte a oportunidade de uma vida melhor. Mas o esporte vai além da profissionalização, ele prepara cidadãos melhores. Investir em esporte é investir em saúde, educação e segurança. É um investimento inteligente".
A COMPETIÇÃO
A Taça das Favelas conta com a participação de 37 municípios do Rio Grande do Sul. Na categoria masculina, as equipes são compostas por jovens nascidos entre 2008 e 2011. Na categoria feminina, as equipes são formadas por jogadoras com idade igual ou superior a 15 anos.
A competição, além de revelar talentos do futebol, desempenha um papel fundamental na inclusão social e na construção de um futuro promissor para os participantes.
A nova modalidade do São Léo Moving terá sua primeira edição neste final de semana. A largada do trajeto com bikes ...
Salesio Nuhs, CEO Global da Taurus, recebeu Dunga para tratar de assuntos relacionados às iniciativas da Seleção do Bem, ON...
Após o sucesso dos treinos coletivos de corrida, com mais de 600 inscrições na última edição, o São L...
Na tarde desta segunda-feira, 7 de abril, o Clube Esportivo Aimoré realizou sua reapresentação oficial para a temporada 2025, no ...
O 2º Torneio de Xadrez do Imigrante reuniu 33 participantes de diversas regiões do estado em São Leopoldo. O evento foi realizado p...