12/04/2022 às 16:47:00

São Leopoldo terá desfile de Carnaval no dia 30 de abril

São Leopoldo realizará o desfile de Carnaval 2022 no dia 30 de abril na avenida Dom João Becker em frente ao Ginásio Municipal Celso Morbach. O lançamento da maior festa popular do município foi realizado pelo prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, com o secretário municipal de Cultura e Relações Internacionais, Pedro Vasconcellos, e representantes das escolas de samba nesta segunda-feira, 11 de abril. 

A Prefeitura e as escolas de samba estão empenhadas para chegar com nota 10 na harmonia para o desfile. Nas falas ficaram demonstrados os esforços que São Leopoldo está fazendo para retomar o carnaval com uma grande festa, que trará a alegria de volta à avenida misturada com a lembrança de quem partiu, assim como será uma festa para romper com o racismo. 

“Carnaval em alto Astral” é o tema escolhido para o evento em 2022, em homenagem ao sambista Tom Astral, compositor, que faleceu devido à pandemia do Covid-19 em novembro de 2020. A passarela oficial também ganhou o nome do músico, que fez história no samba e no carnaval, através do projeto de lei aprovado pela Câmara de Vereadores. No evento também foram homenageados outros carnavalescos e familiares que foram vítimas da doença. 

O prefeito Ary Vanazzi enfatizou que o carnaval é um evento com importância histórica, cultural, política e ideológica para afirmação de um povo que ajudou na construção da cidade e quer ser respeitado. “Nós avaliamos que os trabalhadores e trabalhadoras vivem o carnaval, adoram o carnaval, transformam o carnaval em sentimento de cultura de participação social e popular. Nós queremos derrubar o ódio e o preconceito”, afirmou.

O Rei Momo, Ivo da Silva Júnior, ressaltou que a festa vai lembrar os entes queridos que partiram na pandemia. “O carnaval está aí, estamos juntos e vamos fazer esta cultura e esta arte que é nosso legado e também das crianças”, declarou ao convidar para que todos estejam na avenida dia 30. O Rei Momo ainda enalteceu a realização do carnaval em São Leopoldo, que será um dos únicos no Estado com a programação. 

De acordo com o coordenador do Carnaval, Neno Baz, que acompanha o trabalho das escolas de samba, as agremiações estão preparando uma bonita apresentação para São Leopoldo ter um grande carnaval.

Em nome das escolas de samba, falou Eloísa Moraes, da Imperadores do Sul. A carnavalesca destacou que é muito comum ouvir críticas preconceituosas sobre o carnaval. E ela ressaltou que durante a pandemia as escolas de samba deram uma prova do compromisso social. “Cada uma abriu suas portas, acolheu pessoas, deu alimento. O carnaval vai para além da cultura. É uma união entre todos e isso ficou provado em tempos de pandemia”, disse ao ressaltar que na avenida vão dar mais uma demonstração da importância do evento.

O comunicador do Grupo Sinos, Cláudio Brito, relembrou alguns fatos históricos da festa popular que marcam a sua expressão popular antirracista, na luta pela igualdade e na defesa de direitos. Ele reverenciou a data, 11 de abril, que é o Dia da Escola de

Samba e a importância da celebração do carnaval.

O secretário Pedro Vasconcellos destacou que o Carnaval é uma parte intrínseca da cultura de São Leopoldo, da vida da população de São Leopoldo e da história da cidade. Ele lembrou da história do carnaval no município com mais de cem anos de tradição, fazendo referência aos desfiles de carros, de blocos, os cordões das sociedades e uma série de outras organizações, incluindo as escolas de samba. 

Participaram da cerimônia, a Rainha Karolaine Marques, carnavalescos, secretários municipais, vereadores, imprensa, servidores da Secretaria Municipal da Cultura e Relações Internacionais (Secult), entre outras autoridades. 

Sobre o desfile

Seis escolas de samba irão desfilar e cinco delas estarão na disputa pelo prêmio, são elas: Imperadores do Sul, Estação Primeira de São Leo, Alambique Leopoldense, Acadêmicos Verde e Rosa e Leões da Feitoria. A Escola de Samba Império do Sol este ano não participará da disputa, pois receberá apoio da Prefeitura para representar São Leopoldo no carnaval de Porto Alegre no Grupo Ouro. 

O início do desfile, no dia 30 de abril, está agendado às 21h. O acesso será gratuito e sem classificação etária. A estrutura da festa ficará por conta da produtora Impacto Vento Norte, produtora selecionada por meio de edital.

O retorno da festa para a avenida foi planejado observando os protocolos de prevenção à Covid-19. A festa seguirá o decreto vigente que inclui a recomendação de uso de máscaras em eventos de grande aglomeração e exigência do comprovante de vacinação de todos os componentes das escolas de samba.

Foto: Thales Ferreira - MTb.18.891 | Texto: Vanessa Bueno- jornalista MTb.11.299 | colaborou Mariana Souza - estagiária Secult | Scom/PMSL

 

› Compartilhe este Post
Leia Também

19/04/2024 às 15:26:00

Pedal Seguro acontece neste sábado, 20

Adeptos de atividades ao ar livre já têm compromisso para esta sábado, dia 20 de abril. O Núcleo de Corretoras de Seguros d...

CONTINUE LENDO

11/04/2024 às 10:17:00

5ª Edição do GCM Run traz novos percursos e modalidades em comemoração aos 32 anos da GCM

A Guarda Civil Municipal (GCM) de São Leopoldo está se preparando para realizar a 5ª edição do GCM Run, que acontecer...

CONTINUE LENDO

10/04/2024 às 14:24:00

Iniciada a reforma do ginásio esportivo do Parque do Trabalhador

No começo do mês de abril, o prefeito Ary Vanazzi, assinou a ordem de início para a reforma do ginásio esportivo localizado...

CONTINUE LENDO

Foto: URGE Criativa

31/03/2024 às 16:31:00

Paraguaio confirma bom desempenho e leva o título do São Léo Open 2024

Daniel Vallejo superou francês na decisão durante este domingo no São Leopoldo Tênis Clube O São Léo Open e...

CONTINUE LENDO

Foto: SLTC – Bruno Colombo -  Divulgação

23/03/2024 às 11:55:00

Atração no São Léo Open, Thiago Monteiro confia em apoio da torcida

Atleta jogará pela primeira vez em São Leopoldo e busca bom desempenho para somar pontos e seguir firme na temporada Atual núm...

CONTINUE LENDO

Receba Novidades


teste
Top