Na quinta-feira, dia 2 de junho, a Secretaria Municipal de Educação (Smed) realizou na Escola Municipal de Ensino Fundamental(Emef) Otília Carvalho Rieth a abertura do projeto de iniciação esportiva na modalidade Tênis de Mesa. É uma parceria entre a Prefeitura de São Leopoldo e o Sesc-RS, e conta com o apoio do Sindilojas São Leopoldo, que doou a mesa de tênis para a ação.
O projeto tem como objetivo ensinar um novo esporte aos estudantes e promover o convívio social e a integração entre os jovens. As aulas serão às terças e quintas, nos horários de contraturno dos alunos. Na faixa das 9h40 às 11h40 e das 13h às 15h. O projeto possui capacidade para atender 40 estudantes de 03 a 17 anos.
O secretário de Educação, Ricardo da Luz, comentou sobre como o esporte é fundamental para a construção de uma educação de qualidade, "essa nossa parceria com Sesc, o Sindilojas e com todos os profissionais da educação atinge diretamente duas dimensões que para nós são fundamentais. A primeira é a esportiva, não existe educação de qualidade sem a presença fundamental do esporte, por isso nós investimos cerca de R$400 mil na compra de materiais esportivos para as nossas escolas. A segunda é que esse projeto faz com que a criança e jovem permaneçam por mais tempo na escola para que eles possam se desenvolver cada vez mais dentro do ambiente escolar."
Os estudantes Gabriel Piglioli e Ilé Carmona , ambos de 14 anos, falaram sobre o projeto. "As aulas são muito legais e o técnico da Seleção Brasileira estar aqui dá uma empolgação a mais para gente", disse Gabriel. "Acho uma baita iniciativa já que a gente nunca teve algo desse tipo aqui no colégio e isso nos incentiva bastante a querer fazer alguma atividade física", completou Carmona.
O técnico das categorias de base da Seleção Brasileira de Tênis de Mesa, Jorge Fanck falou da importância de incentivar os jovens desde cedo já que eles podem vir a se tornar grandes atletas."A Seleção e a Confederação Brasileira possuem um trabalho de procurar jovens talentosos e o nosso enfoque é projetos como esses que trazem o esporte bem cedo para a vida da criança, mas mesmo que eles não se tornem atletas profissionais, esses projetos são muito importantes pois eles formam grandes cidadãos".
"Tudo que nós queremos é isso, esse contato com esporte desde a fase inicial da vida, isso traz benefícios tanto para os alunos quanto para o esporte em si", destacou o presidente da Federação Gaúcha de Tênis de Mesa, Marco Bandeira.
A gerente do Sesc-São Leopoldo, Andréa Guedes falou sobre a importância das parcerias com o poder público municipal "Para nós é muito importante essa parceria junto a Secretaria de Educação pois é mais uma oportunidade de oferecer aos jovens uma iniciação esportiva de qualidade".
O presidente do Sindilojas São Leopoldo, Walter Seedwald contou sobre a felicidade do Sindilojas em participar do projeto."O Sindicato do Comércio como um todo fica muito feliz em dar esse pequeno aporte para esse projeto tão lindo e fundamental para apoiar o desenvolvimento esportivo desses jovens".
Foto e Texto: Miguel Thurler - estagiário de jornalismo/Smed |Jornalista responsável: [Romeu Finato. Mtb 12.042 |Scom/PMSL
A nova modalidade do São Léo Moving terá sua primeira edição neste final de semana. A largada do trajeto com bikes ...
Salesio Nuhs, CEO Global da Taurus, recebeu Dunga para tratar de assuntos relacionados às iniciativas da Seleção do Bem, ON...
Após o sucesso dos treinos coletivos de corrida, com mais de 600 inscrições na última edição, o São L...
Na tarde desta segunda-feira, 7 de abril, o Clube Esportivo Aimoré realizou sua reapresentação oficial para a temporada 2025, no ...
O 2º Torneio de Xadrez do Imigrante reuniu 33 participantes de diversas regiões do estado em São Leopoldo. O evento foi realizado p...