15/02/2022 às 08:26:00

Secretária de Habitação vistoria áreas de ocupação em São Leopoldo

A secretária municipal de Habitação, Andréia Camillo, e o superintendente de revitalização urbana, Claudimir Schütze, visitaram a ocupação Novo Horizonte, na sexta-feira, 11 de fevereiro. A ideia do percurso foi ouvir a comunidade e verificar as demandas mais necessárias para o local.
A área fica próxima ao Morro do Paula e pertence ao Governo do Estado. No local foi pretendida a construção de um presídio, que acabou não se concretizando. A Novo Horizonte conta com 280 moradores que há três anos ocupam o terreno local que já não cumpre mais sua função. Por não ser de competência da administração municipal, a prefeitura não pode fornecer serviços básicos como ligação de água e esgoto. As equipes da Secretaria Municipal de Habitação (Semhab) realizaram um levantamento de quais melhorias seriam possíveis fazer no local por parte da Prefeitura de São Leopoldo.
De acordo com a secretária, Andréia Camillo, o município tem interesse na regularização da área. “Não temos como interferir nesse primeiro momento por ser uma área do Estado. Mas é possível construirmos uma parceria para garantir o fornecimento de água, luz e esgoto”, apontou.
A secretária esclareceu para os moradores que, em setembro de 2021, iniciou um diálogo com o Piratini para auxiliar na regularização da área ocupada: "O Governo do Estado precisa definir se vai repassar a área para São Leopoldo ou, se de forma conjunta com a prefeitura, pode se fazer a regularização da área. Hoje não podemos fazer nenhuma melhoria porque não temos a autorização do Estado”, disse. 

Os moradores entregaram um abaixo assinado com os serviços que precisam com mais urgência, como iluminação na entrada na área e lixeiras, além da necessidade da visita da Unidade Móvel da Saúde. Também estiveram presentes representantes do gabinete da deputada estadual Luciana Genro (PSOL), fazendo o intermédio de estado e município.

Santa Helena

Na quinta-feira, 10 de fevereiro, a secretária Andréia realizou uma caminhada junto com a sua equipe pelo loteamento Santa Helena. Foi verificada a possibilidade de implementar  a regularização fundiária das áreas ocupadas garantida pela lei Reurb. A comunidade relatou a urgência da execução do calçamento.
Sobre as famílias que residem abaixo da linha de alta tensão, a secretária disse que existem vários processos transitando requerendo a retirada das famílias. “ Quando ocorreu a privatização da CEEE as ocupações não foram levadas em consideração. Nesta realidade não é possível de regularizar e há a necessidade que o Governo Federal e Estadual se unem para ter soluções efetivas para essas famílias”, pontuou.

Foto e Texto: Viktória Otarão - estagiária de jornalismo |Jornalista responsável: Rodrigo Machado - MTb 14.433 |Scom/PMSL

 

› Compartilhe este Post
Leia Também

29/06/2022 às 09:00:00

Trilha Urbana tem cronograma definido

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semmam) tem agendada mais três edições do projeto Trilha Urbana. Visa a retomada das din&...

CONTINUE LENDO

08/06/2022 às 10:39:00

Equipe leopoldense participará da 2° etapa do Campeonato Gaúcho de Canoagem

A  Associação Leopoldense de Ecologia e Canoagem (Aleca) participará da 2° etapa do Campeonato Gaúcho de Canoagem...

CONTINUE LENDO

07/06/2022 às 15:06:00

Prefeito Vanazzi anuncia Geison Freitas como novo diretor-geral do Semae

Na primeira reunião do secretariado realizada após a partida do vice-prefeito Ary Moura, na manhã desta terça-feira, 7 de ...

CONTINUE LENDO

06/06/2022 às 15:34:00

Aimoré contrata 2 reforços

   Após empatar em zero a zero com o Juventus de Jaraguá do Sul, o que manteve o Aimoré na quarta colocaçã...

CONTINUE LENDO

Tubarão MC40 #5 já no box montado no Velopark, em Nova Santa Rita

02/06/2022 às 15:11:00

ACBA encara segunda etapa do Campeonato Gaúcho de Super Turismo

Pilotos Tiel de Andrade e Franco Pasquale integram projeto financiado pelo Pró-Esporte RS e buscam retomada na corrida deste sábado (4),...

CONTINUE LENDO

Receba Novidades


teste
teste
Top