23/03/2022 às 09:07:00

Servidores municipais participam de capacitação sobre o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC)

O procurador-adjunto do município de São Leopoldo, Paulo Fernandes Rohr, conduziu a capacitação dos servidores municipais sobre o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC) e o decreto municipal 9.163/2018. O evento foi realizado nesta terça-feira, 22 de março, no Teatro Municipal. Também participaram representantes dos conselhos municipais do Idoso e da Saúde. A abertura foi feita pela presidente do Comitê Gestor Permanente de Transparência do município de São Leopoldo, ouvidora municipal Glaci Alves.

O palestrante participou do processo de implementação da lei no município. Paulo Rohr apresentou aspectos da legislação federal e do decreto. A lei federal 13.019 de 2014, com alterações da lei 13.204/2015, estabelece o regime jurídico das parcerias entre a administração pública e as OSCs, que é uma das categorias do terceiro setor.

A regulamentação federal foi aprovada pelo Congresso Nacional, mas para os municípios passou a vigorar a partir de 2017. “Passamos da ausência de um regulamento jurídico para um marco, que registra uma mudança de paradigma. Hoje nós temos, principalmente, a segurança jurídica respeitando as necessidades e as regras que o gestor público tem que seguir na boa condução dos princípios da gestão pública, assim como as particularidades das OSCs”, destacou Paulo Rohr, lembrando que a lei federal surgiu da provocação da sociedade civil organizada para desenvolver este cenário de segurança jurídica.

De acordo com Rohr, a implementação da lei em São Leopoldo é regulamentada pelo decreto municipal. “A partir disso, nós conseguimos ouvir as secretarias e atendendo as necessidades de cada demanda social, das particularidades, da estrutura das nossas secretarias e das entidades e propor o modelo de regulamentação do município”, afirmou. O procurador-geral destaca que as capacitações são muito importantes para avançar na implementação e atualização das regulamentações.

A capacitação foi promovida pelo Comitê Gestor Permanente de Transparência do município de São Leopoldo. O objetivo do Grupo do Trabalho é oferecer capacitações de temas específicos para avançar e aprofundar o tema para os servidores.

A atividade teve a parceria da Unidade Central de Controle Interno, a Escola de Gestão Pública da Prefeitura (EGP) e a Secretaria de Cultura e Relações Internacionais (Secult) pela cedência do Teatro Municipal para realização do evento.

Foto: Rafael Moreira- estagiário da Ouvidoria | Texto: Vanessa Bueno - jornalista MTb.11.299 | Scom/ PMSL

 

 

› Compartilhe este Post
Leia Também

29/06/2022 às 09:00:00

Trilha Urbana tem cronograma definido

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semmam) tem agendada mais três edições do projeto Trilha Urbana. Visa a retomada das din&...

CONTINUE LENDO

08/06/2022 às 10:39:00

Equipe leopoldense participará da 2° etapa do Campeonato Gaúcho de Canoagem

A  Associação Leopoldense de Ecologia e Canoagem (Aleca) participará da 2° etapa do Campeonato Gaúcho de Canoagem...

CONTINUE LENDO

07/06/2022 às 15:06:00

Prefeito Vanazzi anuncia Geison Freitas como novo diretor-geral do Semae

Na primeira reunião do secretariado realizada após a partida do vice-prefeito Ary Moura, na manhã desta terça-feira, 7 de ...

CONTINUE LENDO

06/06/2022 às 15:34:00

Aimoré contrata 2 reforços

   Após empatar em zero a zero com o Juventus de Jaraguá do Sul, o que manteve o Aimoré na quarta colocaçã...

CONTINUE LENDO

Tubarão MC40 #5 já no box montado no Velopark, em Nova Santa Rita

02/06/2022 às 15:11:00

ACBA encara segunda etapa do Campeonato Gaúcho de Super Turismo

Pilotos Tiel de Andrade e Franco Pasquale integram projeto financiado pelo Pró-Esporte RS e buscam retomada na corrida deste sábado (4),...

CONTINUE LENDO

Receba Novidades


teste
teste
Top