09/02/2022 às 10:21:00

Smed inicia formação de diretores para uso de telas interativas

A instalação de telas interativas em todas as escolas de ensino fundamental de São Leopoldo demanda o preparo de uma ampla rede de profissionais da educação. Pelo grande número de envolvidos, a qualificação dos professores ocorre em blocos de formações e em formato híbrido. Até 10 de fevereiro, as equipes diretivas das EMEFs recebem uma formação para uso da nova tecnologia em sala de aula. De 23 a 25, o treinamento ocorre para todos os professores do Espaço Virtual de Aprendizagem e Multimídia (EVAMs), já os  professores de 4° e 8° ano estão agendados para março.  

“O professor pode utilizar aplicativos, por exemplo, do sistema solar, anatomia do corpo humano, apps de alfabetização, matemática. São novos recursos que o professor vai selecionar e compartilhar para uso com os seus alunos”, explica a coordenadora do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal, Lisiani Moraes da Rosa.  A qualificação ocorre com duas formadoras atuando presencialmente no NTM, ensinando o manuseio da tela interativa e outras duas formadoras fazendo a formação online. 

As formadoras do NTM Kátia da Rocha, Daiany Pires, Paula Fogaça e Andrea Dreher Müller são as responsáveis pela formação de cerca de 700 profissionais da educação que receberão o treinamento neste primeiro momento. 

                                                            

Saiba mais
A Prefeitura de São Leopoldo está investindo R$ 4,6 milhões em telas interativas para as escolas municipais de ensino fundamental. Nesta segunda-feira, 7 de fevereiro, a Secretaria Municipal de Educação iniciou o processo de modernização que prevê a instalação de telas interativas em todas as salas de aula do ensino fundamental, até 2024. Nesta etapa, ao menos uma sala por escola contará com a novidade. O investimento de R$ 32 mil por cada tela é oriundo de recursos do Manutenção e  Desenvolvimento do Ensino (MDE) e FUNDEB. 
Neste ano, as turmas de 4º e 8º serão as primeiras a utilizarem a nova ferramenta. “Até 2024 todas as escolas vão receber as telas, mas nesta primeira leva estamos distribuindo 74 aparelhos e mais 72 ao longo do período, totalizando 146 salas com lousas interativas em 2022”, explica o secretário Ricardo da Luz. De acordo com o secretário, as escolas foram preparadas para receber os equipamentos com segurança, através da modernização da central de alarme de todas as unidades escolares.  
As telas interativas têm dois sistemas operacionais (Android e Windows) e podem ser compartilhadas com smartphone, chromebook ou notebook. O equipamento possibilita o uso de aplicativos educativos e permite ao professor o compartilhamento de conteúdo de aula numa nova experiência educacional que, aliada à tecnologia, ampliam as formas de aprendizagem.

Foto: Thales Ferreira - Texto: Monique Marcolin - MTb 12741 -Scom/PMSL

 

› Compartilhe este Post
Leia Também

19/04/2024 às 15:26:00

Pedal Seguro acontece neste sábado, 20

Adeptos de atividades ao ar livre já têm compromisso para esta sábado, dia 20 de abril. O Núcleo de Corretoras de Seguros d...

CONTINUE LENDO

11/04/2024 às 10:17:00

5ª Edição do GCM Run traz novos percursos e modalidades em comemoração aos 32 anos da GCM

A Guarda Civil Municipal (GCM) de São Leopoldo está se preparando para realizar a 5ª edição do GCM Run, que acontecer...

CONTINUE LENDO

10/04/2024 às 14:24:00

Iniciada a reforma do ginásio esportivo do Parque do Trabalhador

No começo do mês de abril, o prefeito Ary Vanazzi, assinou a ordem de início para a reforma do ginásio esportivo localizado...

CONTINUE LENDO

Foto: URGE Criativa

31/03/2024 às 16:31:00

Paraguaio confirma bom desempenho e leva o título do São Léo Open 2024

Daniel Vallejo superou francês na decisão durante este domingo no São Leopoldo Tênis Clube O São Léo Open e...

CONTINUE LENDO

Foto: SLTC – Bruno Colombo -  Divulgação

23/03/2024 às 11:55:00

Atração no São Léo Open, Thiago Monteiro confia em apoio da torcida

Atleta jogará pela primeira vez em São Leopoldo e busca bom desempenho para somar pontos e seguir firme na temporada Atual núm...

CONTINUE LENDO

Receba Novidades


teste
Top