A instalação de telas interativas em todas as escolas de ensino fundamental de São Leopoldo demanda o preparo de uma ampla rede de profissionais da educação. Pelo grande número de envolvidos, a qualificação dos professores ocorre em blocos de formações e em formato híbrido. Até 10 de fevereiro, as equipes diretivas das EMEFs recebem uma formação para uso da nova tecnologia em sala de aula. De 23 a 25, o treinamento ocorre para todos os professores do Espaço Virtual de Aprendizagem e Multimídia (EVAMs), já os professores de 4° e 8° ano estão agendados para março.
“O professor pode utilizar aplicativos, por exemplo, do sistema solar, anatomia do corpo humano, apps de alfabetização, matemática. São novos recursos que o professor vai selecionar e compartilhar para uso com os seus alunos”, explica a coordenadora do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal, Lisiani Moraes da Rosa. A qualificação ocorre com duas formadoras atuando presencialmente no NTM, ensinando o manuseio da tela interativa e outras duas formadoras fazendo a formação online.
As formadoras do NTM Kátia da Rocha, Daiany Pires, Paula Fogaça e Andrea Dreher Müller são as responsáveis pela formação de cerca de 700 profissionais da educação que receberão o treinamento neste primeiro momento.
Saiba mais
A Prefeitura de São Leopoldo está investindo R$ 4,6 milhões em telas interativas para as escolas municipais de ensino fundamental. Nesta segunda-feira, 7 de fevereiro, a Secretaria Municipal de Educação iniciou o processo de modernização que prevê a instalação de telas interativas em todas as salas de aula do ensino fundamental, até 2024. Nesta etapa, ao menos uma sala por escola contará com a novidade. O investimento de R$ 32 mil por cada tela é oriundo de recursos do Manutenção e Desenvolvimento do Ensino (MDE) e FUNDEB.
Neste ano, as turmas de 4º e 8º serão as primeiras a utilizarem a nova ferramenta. “Até 2024 todas as escolas vão receber as telas, mas nesta primeira leva estamos distribuindo 74 aparelhos e mais 72 ao longo do período, totalizando 146 salas com lousas interativas em 2022”, explica o secretário Ricardo da Luz. De acordo com o secretário, as escolas foram preparadas para receber os equipamentos com segurança, através da modernização da central de alarme de todas as unidades escolares.
As telas interativas têm dois sistemas operacionais (Android e Windows) e podem ser compartilhadas com smartphone, chromebook ou notebook. O equipamento possibilita o uso de aplicativos educativos e permite ao professor o compartilhamento de conteúdo de aula numa nova experiência educacional que, aliada à tecnologia, ampliam as formas de aprendizagem.
Foto: Thales Ferreira - Texto: Monique Marcolin - MTb 12741 -Scom/PMSL
A nova modalidade do São Léo Moving terá sua primeira edição neste final de semana. A largada do trajeto com bikes ...
Salesio Nuhs, CEO Global da Taurus, recebeu Dunga para tratar de assuntos relacionados às iniciativas da Seleção do Bem, ON...
Após o sucesso dos treinos coletivos de corrida, com mais de 600 inscrições na última edição, o São L...
Na tarde desta segunda-feira, 7 de abril, o Clube Esportivo Aimoré realizou sua reapresentação oficial para a temporada 2025, no ...
O 2º Torneio de Xadrez do Imigrante reuniu 33 participantes de diversas regiões do estado em São Leopoldo. O evento foi realizado p...