27/08/2021 às 15:09:00

Vanazzi e o cônsul da Alemanha conversam sobre a celebração do Bicentenário da imigração

O prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, recebeu o cônsul geral da Alemanha em Porto Alegre, Milan Simandl, e o diretor-executivo do Instituto Goethe de Porto Alegre, Stephan Hoffmann, com o objetivo de tratarem sobre o Bicentenário da Imigração Alemã e sobre os patrimônios culturais do município. A reunião foi realizada na prefeitura na quinta-feira, 26 de agosto, com a presença dos secretários municipais de Cultura e Relações Internacionais, Pedro Vasconcellos; de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico, Juliano Maciel; Geral de Governo, Nelson Spolaor, e a professora de arquitetura da Unisinos, Vera Grieneisen.

   O cônsul geral, Milan Simandl, falou sobre a organização da celebração do Bicentenário no Brasil em 2024 e a importância de São Leopoldo. “É uma grande felicidade para nós visitarmos São Leopoldo, a imigração alemã começou aqui e é muito importante para mim ver a cidade, os lugares históricos”, destacou. “Nós esperamos ajudar e apoiar São Leopoldo. Estou muito feliz em estar aqui para continuar a cooperação com a cidade”, afirmou. 

   Simandl contou que já iniciou tratativas com o Governo do Estado e com a Secretaria da Cultura do Estado (Sedac) para definir uma programação e que já teve reunião com diferentes grupos que estão trabalhando na organização da festa do bicentenário. O cônsul elogiou São Leopoldo por ter começado a preparação. “Vai ser importante que as atividades tenham uma integração para termos uma visão geral do que está acontecendo”, destacou. 

   Vanazzi comentou o laço que o município tem com a Alemanha, tanto do ponto de vista cultural quanto econômico, destacando as indústrias instaladas em São Leopoldo que têm sede na Alemanha. O prefeito lembrou ainda do investimento do governo alemão para o Sistema de Contenção de Cheias. 

   “A cidade cresceu muito e por isso sempre tivemos muito carinho quando recebemos representantes da comunidade Alemã na nossa cidade. Sua vinda aqui é motivo de orgulho e alegria para estreitar a relação entre a Embaixada e a Prefeitura de São Leopoldo. Agora na comemoração dos 200 anos a gente quer de fato contar com a presença da Embaixada, do governo e da comunidade alemã”, frisou.

   O prefeito falou sobre a constituição do comitê municipal para organização da programação do Bicentenário, que envolve o governo municipal e sociedade civil e sobre a articulação dos municípios da região que compõem o Vale Germânico e a Associação de Municípios do Vale do Rio dos Sinos (Amvars). 

   O diretor-executivo do Instituto Goethe, Stephan Hoffmann, apresentou as atividades culturais, cursos desenvolvidos pelo Instituto diante da pandemia e possibilidades de ações da instituição com o município. O diretor-executivo do Instituto Goethe falou ainda sobre o objetivo de trabalhar em cooperação com os municípios fora de Porto Alegre. Ele comentou a parceria que já realiza com escolas do município. 

   A professora Vera Grieneisen apresentou a situação da Casa do Imigrante e o projeto que está sendo desenvolvido para a sua recuperação. O trabalho envolve uma Comissão de Restauro constituída por 16 instituições, entre elas a Prefeitura, a Unisinos e o Museu Histórico Visconde de São Leopoldo. A professora também falou sobre a proposta de realização do concurso público nacional - Casa do Imigrante, proposta para a prestação do serviço para organização de concurso público nacional de arquitetura para o projeto de restauro e reabilitação da Casa do Imigrante. 

   Além das iniciativas apresentadas, as autoridades do município falaram sobre a perspectiva de busca de financiamento a partir da cooperação com a Alemanha. 

   Após a reunião, o prefeito apresentou o gabinete e seguiu com as autoridades para visitação à Praça do Imigrante, Museu Histórico Visconde de São Leopoldo e Casa do Imigrante.

   O intérprete, Hans Trein, o diretor de Patrimônio Cultural, Joel Santana, e o Assessor de Relações Internacionais da Secult, Marcos César Medina, também participaram da agenda.

Foto: Thales Ferreira - MTb 18.891 | Texto: Vanessa Bueno - Jornalista MTb.11.299 | Scom/PMSL

 

› Compartilhe este Post
Leia Também
Evento de 2019 reuniu a comunidade

15/10/2021 às 15:20:00

ACIST-SL - Núcleo de Corretoras de Seguros promove o 2º Pedal Seguro no dia 06 de novembro

Incentivar a prática de atividades físicas de uma forma prazerosa e saudável, aliando a valorização do profissional...

CONTINUE LENDO

Inaugurada a quadra poliesportiva Neri Tomberona Martins

15/10/2021 às 08:24:00

Vanazzi inaugura quadra poliesportiva da Emef São João Batista

   Na quinta-feira, dia 14 de outubro, o prefeito, Ary Vanazzi, fez a inauguração da quadra poliesportiva Neri Tomberona Marti...

CONTINUE LENDO

09/10/2021 às 16:20:00

Os processos de formação no futebol: visões e abordagens

No sábado, dia 16 de outubro, a partir das 8h30, a FGF Conecta realiza o seu terceiro evento, o primeiro deles presencial. O curso, q...

CONTINUE LENDO

09/10/2021 às 10:01:00

São Leopoldo retoma vacinação para a faixa etária a partir dos 12 anos e amplia terceira dose para público com 60 anos ou mais

   Na quarta-feira, dia 13 de outubro, a Secretaria Municipal da Saúde (Semsad) reabre a vacinação para pessoas a parti...

CONTINUE LENDO

09/10/2021 às 10:00:00

Festival Estudantil de Artes e São Leo em Cine estão com inscrições abertas

Estão abertas até o dia 20 de outubro as inscrições para o 4º Festival Estudantil de Artes de São Leopoldo, pr...

CONTINUE LENDO

Receba Novidades


teste
Top