Corte carnavalesca
A noite de domingo (4) marcou o início oficial do Carnaval leopoldense, com a escolha da corte carnavalesca, na quadra da Escola de Samba Império do Sol, no bairro São Miguel. Vanelise da Silva, da Escola de Samba Imperadores do Sul, foi escolhida a rainha do Carnaval do Bicentenário de São Leopoldo. A primeira princesa é Marla Deber Selenti, da Escola Leões da Feitoria e a segunda princesa, Thainá Brito, da Escola Estação Primeira de São Léo. Luan Fernandes foi reconduzido ao cargo de Rei Momo. A rainha levou um prêmio de R$ 2,5 mil e as princesas receberam R$ 2 mil cada uma.
As agremiações levaram muita torcida e vibração para as sete candidatas do concurso, que teve ainda mostra de sambas-enredo das Escolas de Samba. A escolha da corte do Carnaval começou no sábado (3), quando as candidatas foram avaliadas pelos jurados em entrevista nos quesitos comunicação, elegância e simpatia, no Centro Cultural José Pedro Boéssio. A preparação artística ficou a cargo do dançarino e coreógrafo Carlos Henrique, passista renomado do Carnaval de Porto Alegre. Os figurinos do concurso foram confeccionados por Igor Rodrigues, responsável pelo Ateliê XV, referência em fantasias de Carnaval.
Coube a comissão julgadora formada pela vereadora Iara Cardoso, presidente da Câmara de Vereadores; Daniel Passaglia, ouvidor da Prefeitura; Adriângela Cabral Jacob, diretora do Departamento de Igualdade Racial da Secretaria dos Direitos Humanos (Sedhu); e Teobaldo Jacoby Filho, o Bado, diretor da Start Comunicação, definir quem se saiu melhor no desfile coletivo e individual e quem tinha samba do pé. “A sensação é de muito orgulho de poder representar a minha escola, a Imperadores do Sul. Lembrando que no ano do Bicentenário, a Imperadores tem sua primeira rainha do Carnaval. Então, vou cumprir meu papel com muito orgulho e representar todas as entidades”, disse Vanelise da Silva.
“A expectativa pelo Carnaval de 2024 é a melhor possível. Nós estamos trabalhando para um Carnaval memorável. As escolas e as comunidades estão engajadas em fazer do Carnaval do Bicentenário um dos mais disputados da história da cidade. A Secretaria de Cultura e Relações Internacionais (Secult) está empenhada em dar todo o apoio para isso”, afirma Édson Dutra, o Édy, coordenador do Carnaval.
Na abertura do evento, o prefeito Ary Vanazzi destacou a diversidade cultural e étnica como formadora da cidade que completa 200 anos e é berço da Imigração Alemã, tema dos desfiles das Escolas de Samba no Carnaval 2024. “Essa cidade foi construída por negros, brancos, alemães, italianos, por todos nós. O Carnaval é a expressão daquilo que chegou primeiro aqui na cidade, junto com os portugueses, que foram os africanos, que vieram trabalhar em nosso país. Tenho o maior orgulho nos anos em que fomos governo de apoiar o Carnaval, e vocês das Escolas de Samba tem que entender que nós somos o terceiro maior e melhor Carnaval do Estado”, lembrou Vanazzi.
“Este é um ano muito importante para nós. Eu falei para as meninas da importância e da relevância que tem essa tarefa de representar não somente o nosso Carnaval, mas também representar o município nos 200 anos da nossa cidade. Vamos abrir os 200 anos da nossa cidade com essa grande festa popular. Vamos fazer um Carnaval histórico que vai marcar e honrar a tradição plural de diversidade que representa a expressão popular das nossas vilas”, recorda Marcel Frison, secretário da Secult.
Participaram da abertura do evento, o secretário Geral de Governo, Nelson Spolaor, e o produtor do Carnaval 2024, João Nazareno Barboza, o Neno.
Desfile de Carnaval e Baile Infantil
O desfile oficial do Carnaval será no dia 2 de março, na avenida Dom João Becker, passarela do samba Tom Astral. O tema do Carnaval deste ano é a história de São Leopoldo: a imigração alemã e seus 200 anos. No domingo de Carnaval, dia 11 de fevereiro, haverá o Baile de Carnaval Infantil, na Praça da Biblioteca.
As candidatas à corte do Carnaval e Escolas de Samba
Vanelise da Silva, 35 anos, analista de compras e suprimentos, da Escola Imperadores do Sul;
Darieli Prates, 28 anos, auxiliar administrativa, da Escola Império do Sol;
Thayná Brito, 27 anos, auxiliar administrativa, da Estação Primeira de São Léo;
Marla Selenti, 35 anos, professora, da Escola Leões da Feitoria;
Danyely Damaceno, 29 anos, maquiadora e consultora de beleza, da Escola Leões da Feitoria;
Leandra Muniz, 38 anos, agente comercial, da Alambique Leopoldense;
Maria Aparecida Santos, 41 anos, segurança e professora de dança, da Alambique Leopoldense.
Fotos: Thales Ferreira | Texto: Lisandro Lorenzoni – Jornalista MTb 12.480 | Scom/PMSL
A nova modalidade do São Léo Moving terá sua primeira edição neste final de semana. A largada do trajeto com bikes ...
Salesio Nuhs, CEO Global da Taurus, recebeu Dunga para tratar de assuntos relacionados às iniciativas da Seleção do Bem, ON...
Após o sucesso dos treinos coletivos de corrida, com mais de 600 inscrições na última edição, o São L...
Na tarde desta segunda-feira, 7 de abril, o Clube Esportivo Aimoré realizou sua reapresentação oficial para a temporada 2025, no ...
O 2º Torneio de Xadrez do Imigrante reuniu 33 participantes de diversas regiões do estado em São Leopoldo. O evento foi realizado p...