05/02/2024 às 17:10:00

Vanelise da Silva é a rainha do Carnaval do Bicentenário de São Leopoldo Marla Deber Selenti e Thainá Brito foram escolhidas princesas

Corte carnavalesca

Corte carnavalesca

A noite de domingo (4) marcou o início oficial do Carnaval leopoldense, com a escolha da corte carnavalesca, na quadra da Escola de Samba Império do Sol, no bairro São Miguel. Vanelise da Silva, da Escola de Samba Imperadores do Sul, foi escolhida a rainha do Carnaval do Bicentenário de São Leopoldo. A primeira princesa é Marla Deber Selenti, da Escola Leões da Feitoria e a segunda princesa, Thainá Brito, da Escola Estação Primeira de São Léo. Luan Fernandes foi reconduzido ao cargo de Rei Momo. A rainha levou um prêmio de R$ 2,5 mil e as princesas receberam R$ 2 mil cada uma. 

As agremiações levaram muita torcida e vibração para as sete candidatas do concurso, que teve ainda mostra de sambas-enredo das Escolas de Samba. A escolha da corte do Carnaval começou no sábado (3), quando as candidatas foram avaliadas pelos jurados em entrevista nos quesitos comunicação, elegância e simpatia, no Centro Cultural José Pedro Boéssio. A preparação artística ficou a cargo do dançarino e coreógrafo Carlos Henrique, passista renomado do Carnaval de Porto Alegre. Os figurinos do concurso foram confeccionados por Igor Rodrigues, responsável pelo Ateliê XV, referência em fantasias de Carnaval. 

Coube a comissão julgadora formada pela vereadora Iara Cardoso, presidente da Câmara de Vereadores; Daniel Passaglia, ouvidor da Prefeitura; Adriângela Cabral Jacob, diretora do Departamento de Igualdade Racial da Secretaria dos Direitos Humanos (Sedhu); e Teobaldo Jacoby Filho, o Bado, diretor da Start Comunicação, definir quem se saiu melhor no desfile coletivo e individual e quem tinha samba do pé. “A sensação é de muito orgulho de poder representar a minha escola, a Imperadores do Sul. Lembrando que no ano do Bicentenário, a Imperadores tem sua primeira rainha do Carnaval. Então, vou cumprir meu papel com muito orgulho e representar todas as entidades”, disse Vanelise da Silva. 

“A expectativa pelo Carnaval de 2024 é a melhor possível. Nós estamos trabalhando para um Carnaval memorável. As escolas e as comunidades estão engajadas em fazer do Carnaval do Bicentenário um dos mais disputados da história da cidade. A Secretaria de Cultura e Relações Internacionais (Secult) está empenhada em dar todo o apoio para isso”, afirma Édson Dutra, o Édy, coordenador do Carnaval. 

Na abertura do evento, o prefeito Ary Vanazzi destacou a diversidade cultural e étnica como formadora da cidade que completa 200 anos e é berço da Imigração Alemã, tema dos desfiles das Escolas de Samba no Carnaval 2024. “Essa cidade foi construída por negros, brancos, alemães, italianos, por todos nós. O Carnaval é a expressão daquilo que chegou primeiro aqui na cidade, junto com os portugueses, que foram os africanos, que vieram trabalhar em nosso país. Tenho o maior orgulho nos anos em que fomos governo de apoiar o Carnaval, e vocês das Escolas de Samba tem que entender que nós somos o terceiro maior e melhor Carnaval do Estado”, lembrou Vanazzi. 

“Este é um ano muito importante para nós. Eu falei para as meninas da importância e da relevância que tem essa tarefa de representar não somente o nosso Carnaval, mas também representar o município nos 200 anos da nossa cidade. Vamos abrir os 200 anos da nossa cidade com essa grande festa popular. Vamos fazer um Carnaval histórico que vai marcar e honrar a tradição plural de diversidade que representa a expressão popular das nossas vilas”, recorda Marcel Frison, secretário da Secult.

Participaram da abertura do evento, o secretário Geral de Governo, Nelson Spolaor, e o produtor do Carnaval 2024, João Nazareno Barboza, o Neno.

Desfile de Carnaval e Baile Infantil

O desfile oficial do Carnaval será no dia 2 de março, na avenida Dom João Becker, passarela do samba Tom Astral. O tema do Carnaval deste ano é a história de São Leopoldo: a imigração alemã e seus 200 anos. No domingo de Carnaval, dia 11 de fevereiro, haverá o Baile de Carnaval Infantil, na Praça da Biblioteca.  

 

As candidatas à corte do Carnaval e Escolas de Samba

Vanelise da Silva, 35 anos, analista de compras e suprimentos, da Escola Imperadores do Sul; 

Darieli Prates, 28 anos, auxiliar administrativa, da Escola Império do Sol;  

Thayná Brito, 27 anos, auxiliar administrativa, da Estação Primeira de São Léo;  

Marla Selenti, 35 anos, professora, da Escola Leões da Feitoria;  

Danyely Damaceno, 29 anos, maquiadora e consultora de beleza, da Escola Leões da Feitoria; 

Leandra Muniz, 38 anos, agente comercial, da Alambique Leopoldense; 

Maria Aparecida Santos, 41 anos, segurança e professora de dança, da Alambique Leopoldense.

Fotos: Thales Ferreira | Texto: Lisandro Lorenzoni – Jornalista MTb 12.480 | Scom/PMSL

 

› Compartilhe este Post
Leia Também

27/04/2024 às 09:14:00

Prefeito Vanazzi acompanha obra de reforma do Ginásio Esportivo do Parque do Trabalhador

Nesta sexta-feira, 26 de abril, o prefeito, Ary Vanazzi, e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológi...

CONTINUE LENDO

19/04/2024 às 15:26:00

Pedal Seguro acontece neste sábado, 20

Adeptos de atividades ao ar livre já têm compromisso para esta sábado, dia 20 de abril. O Núcleo de Corretoras de Seguros d...

CONTINUE LENDO

11/04/2024 às 10:17:00

5ª Edição do GCM Run traz novos percursos e modalidades em comemoração aos 32 anos da GCM

A Guarda Civil Municipal (GCM) de São Leopoldo está se preparando para realizar a 5ª edição do GCM Run, que acontecer...

CONTINUE LENDO

10/04/2024 às 14:24:00

Iniciada a reforma do ginásio esportivo do Parque do Trabalhador

No começo do mês de abril, o prefeito Ary Vanazzi, assinou a ordem de início para a reforma do ginásio esportivo localizado...

CONTINUE LENDO

Foto: URGE Criativa

31/03/2024 às 16:31:00

Paraguaio confirma bom desempenho e leva o título do São Léo Open 2024

Daniel Vallejo superou francês na decisão durante este domingo no São Leopoldo Tênis Clube O São Léo Open e...

CONTINUE LENDO

Receba Novidades


teste
Top